Chá Verde Sencha
Nome científico: Camellia Sinensis
Origem: Japão
Perfil: Vegetal
Teína: Com cafeína. Menos cafeína do que um chá preto e muito menos do que café.
Características:
O Japão produz 4 tipos de chás verdes: Sencha, Bancha, Gyokuro e Matcha. Acontece que dentro dessa produção de 4 chás, outros são produzidos.
Sencha é o mais produzido, é feito apenas com folhas da Camellis Sinensis. Bancha é um chá verde com caules e folhas. Gyokuro é a maior qualidade de chá verde japonês. Quando faltam 3 semanas para o colheita, telas são instaladas em toda a plantação, para que fique em meia sombra e o clorofila e a L-teanina se concentre nas folhas.
Matcha é um chá verde em pó. É o chá usado em cerimônias japonesas e também muito conhecido na culinária japonesa.
Uma curiosidade muito interessante sobre o chá verde sencha ser o mais produzido no Japão. Oura Kei, criou sozinha o mercado japonês de exportação de chá após a abertura forçada das fronteiras do Japão em 1853. Aos 30 anos e em um país onde as mulheres tinham direitos mínimos, ela construiu uma nova indústria. Ela intermediava chá com pequenos produtos e levou 3 anos para juntar 4 toneladas de chá e cumprir o primeiro contrato. Ela convenceu os agricultores a se concentrarem em um novo tipo de chá, o sencha, direcionado a preferência dos consumidores americanos. Oura Kei foi a força que gerou chás japoneses para mais da metade das importações dos EUA em menos de 30 anos. Hoje, é o chá mais produzido do Japão.
Contra indicação: Mulheres grávidas são aconselhadas a manter um máximo de 200 mg de cafeína, o que equivale a cerca de 3 a 5 xícaras de chá verde por dia (fonte).
Propriedades:
O chá verde é carregado de antioxidantes polifenóis, incluindo uma catequina chamada EGCG. Esses antioxidantes podem ter vários efeitos benéficos para a saúde (fonte, fonte, fonte).
O chá verde contém menos cafeína que o café, mas o suficiente para produzir um efeito. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode trabalhar sinergicamente com a cafeína para melhorar a função cerebral (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
O chá verde pode aumentar a taxa metabólica e aumentar a queima de gordura (fonte, fonte, fonte, fonte).
O chá verde tem poderosos antioxidantes que podem proteger contra o câncer. Vários estudos mostram que os bebedores de chá verde têm um risco menor de vários tipos de câncer (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
Os compostos bioativos do chá verde podem ter vários efeitos protetores no cérebro. Eles podem reduzir o risco de demência, um distúrbio neurodegenerativo comum em adultos mais velhos (fonte, fonte, fonte).
As catequinas do chá verde podem inibir o crescimento de bactérias na boca, reduzindo o risco de mau hálito (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
Alguns estudos controlados mostram que o chá verde pode causar reduções leves nos níveis de açúcar no sangue. Também pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 (fonte, fonte, fonte).
O chá verde pode diminuir o colesterol total e o LDL (ruim), além de proteger as partículas de LDL da oxidação. Estudos mostram que as pessoas que bebem chá verde têm um risco menor de doenças cardiovasculares (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
Alguns estudos mostram que o chá verde pode aumentar da perda de peso (fonte, fonte).
Em quais produtos encontrar: