Chá Verde
Nome científico: Camellia Sinensis
Origem: Atualmente é produzido no mundo todo, mas os melhores continuam procedendo da China e Japão.
Perfil: Os chás verdes chineses são mais suaves, doces, aromáticos e delicados do que os japoneses.
Os chás verdes japoneses são mais intensos e adstringentes, com notas predominantes de vegetais crus, alga e limão.
Teína: Com cafeína. Menos cafeína do que um chá preto e muito menos do que café.
Características: Assim como os chás pretos, os verdes também são encontrados em 2 grupos: ortodoxos e CTC.
Os chás verdes ortodoxos oferecem um leque maior de aromas e sabores que vão desde vegetais cozidos, nozes, amêndoas, até cítricos e outras frutas. São aromas mais agradáveis e notas vegetais. Os chás verdes que usamos em todos os blends aqui na CHAVENA®, fazem parte deste grupo.
Já os chamados CTC (CUT TEAR CURL) que são usados em saquinhos geralmente apresentam uma adstringência altíssima, sabor muito simples, forte amargor e sabor de grama.
Contra indicação: Mulheres grávidas são aconselhadas a manter um máximo de 200 mg de cafeína, o que equivale a cerca de 3 a 5 xícaras de chá verde por dia (fonte).
Propriedades:
O chá verde é carregado de antioxidantes polifenóis, incluindo uma catequina chamada EGCG. Esses antioxidantes podem ter vários efeitos benéficos para a saúde (fonte, fonte, fonte).
O chá verde contém menos cafeína que o café, mas o suficiente para produzir um efeito. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode trabalhar sinergicamente com a cafeína para melhorar a função cerebral (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
O chá verde pode aumentar a taxa metabólica e aumentar a queima de gordura (fonte, fonte, fonte, fonte).
O chá verde tem poderosos antioxidantes que podem proteger contra o câncer. Vários estudos mostram que os bebedores de chá verde têm um risco menor de vários tipos de câncer (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
Os compostos bioativos do chá verde podem ter vários efeitos protetores no cérebro. Eles podem reduzir o risco de demência, um distúrbio neurodegenerativo comum em adultos mais velhos (fonte, fonte, fonte).
As catequinas do chá verde podem inibir o crescimento de bactérias na boca, reduzindo o risco de mau hálito (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
Alguns estudos controlados mostram que o chá verde pode causar reduções leves nos níveis de açúcar no sangue. Também pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 (fonte, fonte, fonte).
O chá verde pode diminuir o colesterol total e o LDL (ruim), além de proteger as partículas de LDL da oxidação. Estudos mostram que as pessoas que bebem chá verde têm um risco menor de doenças cardiovasculares (fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte).
Alguns estudos mostram que o chá verde pode aumentar da perda de peso (fonte, fonte).
Em quais produtos encontrar: